O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll e Mr. Hyde) – de R.L. Stevenson

Procurando por este título? Veja em literatura e ficção

Robert Louis Stevenson, escocês, nasceu em 13 de Novembro de 1850 e faleceu em 13 de Dezembro de 1894. Suas obras, como a conhecida aventura “A Ilha do Tesouro”, foram extensivamente traduzidas ao redor do mundo.

“O Médico e o Monstro” (título em Português para a obra “The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde” – o estranho caso do doutor Jekyll e do senhor Hyde ) é um dos seus livros mais famosos.

Nela um homem simples e culto (Dr. Jekyll) é considerado pelos que o conhecem como sendo alguém dócil e de bom caráter. De fato, o dr. Henry Jekyll é um ser humano respeitável e bom. Um seu amigo, o senhor Utterson, no entanto, fica extremamente preocupado ao tomar conhecimento de um testamento escrito por Henry em que ele determina que seus bens e direitos, caso algo lhe aconteça, devem ser passados para um certo senhor Edward Hyde.

Esse tal senhor Hyde é um dos seres mais terríveis e cruéis de que o senhor Utterson jamais teve conhecimento, e alguém que causa aversão em todos os que nele já tenham colocado os olhos ou que com ele tenha tido contato.

O que se segue a isso são circunstâncias e acontecimentos que levam Utterson a imaginar que a vida de Jekyll está em iminente perigo. A ele se juntará o principal serviçal do doutor, o que será determinante para o desenrolar da trama.

De um fluir narrativo exemplar, o livro nos leva ao passado, para a antiga Londres vitoriana, inspirou escritores e cineastas com muita razão de ser.


Nos últimos capítulos, o drama de Jekyll e Hyde é realmente descoberto, e a pena do próprio Jekyll revelará o que se passou, seu tormento e sua decisão.

No capítulo final o leitor se verá frente a frente com algo que todos conhecemos, e sobre o que deveríamos refletir. Jekyll falará de si, e ao falar de si, falará do que vai no cerne da manifestação humana e de coisas que bem conhecemos.

Essa é uma obra clássica e importante, com várias versões, sérias e cômicas, incluindo desenhos animados e encenações.

Ao fim de contas, “O Médico e o Monstro” toca em aspectos da natureza que existe em nós e nas escolhas que cada um deve fazer todos os dias.

A história é mesmo uma peça digna de figurar entre os grandes itens da literatura, ao mesmo tempo que é uma obra de narração rápida e arrebatadora.

O exemplar que lemos é uma edição de bolso da L&PM Editores de 2005. Este é um título que pode ser encontrado facilmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *