Leonard Nimoy – O legado de Spock

Nascido em 26 de Março de 1931, faleceu na sexta-feira dia 27 de Fevereiro de 2015 Leonard Nimoy. Tinha 83 anos e sofria de doença pulmonar crônica causada pelo uso de fumo – mesmo que tenha parado de fumar a 30 anos atrás.

Era um ator bem conceituado, que ficou conhecido por sua atuação no seriado “Jornada nas Estrelas” (Star Trek).

O personagem que lhe deu fama, Spock, o oficial de ciências da USS Enterprise, se tornou um ícone inesquecível para os amantes de ficção científica. Gene Roddenberry, que criou a série, chamou Leornard Nimoy para fazer o papel de Spock na série que estreou em 1966. O papel foi magistralmente assumido por ele, e sua face se tornou para sempre associada ao personagem.

Spock, meio-humano, meio-vulcano, é o pensador sério e centrado da Enterprise, que também se tornou o amigo inseparável do Capitão Kirk, e o contraposto do Doutor MacCoy.

Sua tradicional saudação “Vida Longa e Próspera”, no bom estilo vulcano, também é uma marca do personagem.

Spock é um personagem rico, que luta interiormente por suprimir suas emoções humanas,  e que se orgulha de seu lado vulcano, mas que descobre paulatinamente que o racional tem seus limites, e que em várias ocasiões demonstra seu caráter sentimental, sempre buscando uma forma de explicar o ocorrido, quando necessário, com uma explicação lógica. Esse ator não fez somente este papel, é claro, tendo se tornado diretor, escritor e atuado em outros filmes e até mesmo no teatro.

Se falamos de Spock, o fazemos como um reconhecimento ao fato de que este personagem e o ator que o interpretou fizeram diferença para o mundo do cinema.

Ele foi insubstituível no papel que exerceu nos filmes de Star Trek e na história da ficção científica cinematográfica e literária. A luta de Spock por entender a lógica e como alinhá-la, ou não, aos sentimentos, é algo que vale à pena relembrar. Cremos que mesmo gerações futuras verão em Star Trek um valor real para a história do cinema e da literatura de ficção, em que Leonard Nimoy foi o ator certo fazendo o papel certo.


“Vida Longa e Prosperidade” a Spock, mas que se reconheça que atrás desse personagem de fantasia, um homem real esteve, que nasceu em Boston nos Estados Unidos, filho de imigrantes – judeus ucranianos fiéis à religião judaica, cujo pai era um barbeiro, e que conseguiu arrebatar multidões e exercer influência em muitos e ajudou a criar uma obra inigualável no gênero em que foi um dos principais protagonistas.

Se você ainda não viu a série Jornada nas Estrelas, experimente ver – e pode ser que não goste do gênero mas preste atenção por um momento no homem de orelhas pontudas, racional e sério. Se já viu, poderá lembrar-se dela.

E com certeza tal série e os filmes nela inspirados seriam muito menos ricos sem a presença do complexo e ao mesmo tempo simples oficial de ciências e amigo do Capitão James Kirk.

Se por um lado Nimoy nos trouxe Spock, Spock nos leva hoje a reconhecer um dos grandes personagens da história da ficção – o ator que o interpretou.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *