Lilith – Um Romance – de George MacDonald (um autor apreciado por C.S.Lewis e J.R.R. Tolkien).

 

Lilith é um livro não muito conhecido.

O autor é George MacDonald (10 de Dezembro de 1824 – 18 de Setembro de 1905).

MacDonald era escocês, e foi professor e ministro cristão. Escreveu livros considerados do gênero fantasia e contos de fadas. Também escreveu obras relacionadas a teologia e prática cristã.



Em Lilith, o leitor é levado a uma viagem a um mundo paralelo. O protagonista, que narra os acontecimentos em primeira pessoa, entra em um cenário e ambiente muito diferente do nosso. Cedo o narrador descobre que seu pai teve a mesma experiência. Nesse mundo ele conhecerá um pássaro estranho que, para sua surpresa, conversa com ele; depois descobrirá o que e quem realmente tal pássaro é. Mais tarde, ele vai encontrar-se com Lilith.

Lilith, uma bela mulher, será o grande desafio para o caráter e entendimento do protagonista, e será o pivô de suas aventuras mais significativas na estranha terra em que agora se vê.

Ao mesmo tempo ele aprenderá sobre seu próprio coração, suas próprias convicções e sobre o efeito de suas decisões; será esclarecido sobre a realidade da morte, de seu significado, e de como lidar com tal realidade.

Ainda no contexto da história, o narrador terá de se decidir por ajudar ou não os Pequenos, que anseiam por encontrar suas mães, encontrará uma personagem que conquistará seu coração, e se verá no meio de uma batalha que transcenderá as fronteiras de sua própria compreensão.

Enquanto a Sombra tenta dominar tudo, esse homem prosseguirá em sua jornada na busca de respostas para seu espírito, coração e mente.

Ele verá como o perdão pode transformar e mudar situações e como ele mesmo é afetado por tudo o que encontra nesse mundo recém-descoberto. Ao final, tal herói improvisado conversará com a própria Esperança… A obra de George MacDonald foi muito respeitada por C.S. Lewis (que o citou como um grande autor) e J.R.R. Tolkien – e também foi respeitado por outros ícones da literatura em língua inglesa.

Conforme o próprio George, ele escrevia para crianças, não importando a idade cronológica que tivessem. Este mesmo pensamento moveu a pena de C.S. Lewis mais tarde. A versão que lemos do livro aqui comentado está em inglês (Lilith – A Romance).

As obras de MacDonald não foram largamente traduzidas para o Português, mas outros livros de MacDonald, como “A Princesa e O Goblin“, e o pequeno livro “A Chave Dourada“, podem ser encontrados em Língua Portuguesa. Pode ser encontrado nos sites já conhecidos, como www.amazon.com (e em sua versão para o Brasil), www.saraiva.com, www.fnac.com, www.barnesandnoble.com, e outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *