Depois da Terra – com Will Smith


**

**

Filme de 2013, Depois da Terra (After Earth) foi feito com base em argumento de Will Smith, e foi dirigido por Night Shyiamalan. Foi considerado um fracasso por não conseguir arrecadar nos cinemas o que se gastou com ele.

No entanto a ideia do filme e seu desenvolvimento são interessantes. Will Smith faz o papel de um militar bem sucedido e respeitável, mas que não tem um bom relacionamento com seu filho devido a uma tragédia acontecida no seio da família.

Quando os dois viajam juntos em uma nave em que há várias outras pessoas, acabam tendo de fugir de uma chuva de asteroides e a nave avariada é obrigada a fazer um pouso forçado num planeta remoto e em quarentena – tal planeta não é outro senão a Terra, abandonada pelos humanos.

O planeta é luxuriante, mas assustador para os humanos do futuro. A frase: “tudo aqui evoluiu para matar os humanos” dita pelo general Cipher Rage (o personagem de Will) ao seu filho Kitai (o personagem de Jaden Smith – na vida real também filho de Will Smith) dá a tônica do que se poderá esperar na floresta que agora é o cenário dominante do planeta.

*

É claro que os mais detalhistas pode apontar falhas ao filme, mas alguns perdem o fato de que a ideia e o enredo são interessantes, e o filme tem lances bem montados e ação atrativa.

Existe uma criatura temível que estava na nave e escapa viva para o planeta. Enquanto o garoto tem de ir sozinho para ter acesso à última chance de ele e seu pai (os únicos que sobreviveram à queda da nave) conseguirem obter ajuda, seu pai fica sozinho e mantem contato com ele. O relacionamento dos dois é testado e antigas mágoas não resolvidas tem de ser tratadas.

O filme então passa para algo além da ficção simplesmente dita, e passa para o tratamento de corações por muito tempo afastados, e da mistura do medo que precisa ser vencido com o relacionamento que precisa ser restaurado. Os personagens crescem em maturidade e se aproximam enquanto estão distantes.


A forma como o pai recebe o filho depois de tudo, e como o filho reage à recepção, com encontro o encontro não apenas físico dos dois, será o prêmio final sobre tudo o que filme realmente deseja mostrar.

Talvez você como pai ou mesmo como filho possa se beneficiar do conceito do filme, além de usufruir de uma história de ficção científica que em nossa opinião gerou um bom entretenimento, não importando para nós as suas cifras econômicas.

Depois da Terra também conta com uma versão de “game” (que você pode obter clicando aqui ou na imagem no início deste artigo), e em livro, que pode ser acessada clicando-se na imagem a seguir:

*

****

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *