Convertendo através da música – livro de Douglas Nassif Cardoso


 
Existem grandes personagens que são pouco conhecidos na história da formação cultural do Brasil que fizeram diferença, ainda que possa ser considerada sutil, na forma de experessão de todo o povo.

O casal Robert e Sara Kalley foram pessoas deste calibre.

A musicalidade de uma nação mostra muito de seu caráter e convicção. No caso dos Kalley, um casal que exerceu trabalho missionário no Brasil do século XIX, sua influência engloba questões tanto na educação secular e religiosa – eram alfabetizadores e também missionários, quanto social – em conquistas que Robert Kalley ajudou a conseguir junto ao poder imperial.

Falar de Robert Kalley, de seu trabalho e convicções requer muito tempo, e não menos requer falar de sua esposa e ajudadora – Sara Pulton Kalley.

Sara por si só merece menção por seu trabalho de alfabetização, mas também o merece por  seu trabalho na música.

A música de caráter religioso, especialmente nos meios protestante e católico é marcante para a propagação e ensino.

Um dos volumes mais influentes na musicalidade brasileira relacionada ao cristianismo é o chamado Salmos & Hinos.

Robert e Sara, e principalmente Sara, tinham por prática escrever letras que tratassem da situação contemporânea e das necessidades de esperança e teologia do povo ao qual serviam. Havia também uma preocupação com a boa música, ou seja – para Sara especialmente, não era simplesmente uma questão de ter músicas para cantar, mas que a música fosse bem trabalhada e bonita.

Por isso, com uma mentalidade bastante avançada em seu tempo, Sara utilizava-se de peças musicais de autores famosos e eruditos e adaptava a tais músicas letras compostas para o contexto em que estavam ela e seu esposo. Isso fizeram eles em Portugal e continuaram a fazer no Brasil.

Com isso, os Kalley deixaram para todo o povo, especialmente para o povo brasileiro, um paradigma e herança que ajudou na formação de músicas ditas congregacionais. O Salmos & Hinos tornou-se uma base para vários outros livros que reúnem músicas religiosas de várias outras vertentes. O Salmos & Hinos nos dias de hoje é principalmente assumido como hinário oficial por vertentes Congregacionais e Presbiterianas, mas seu valor não se retringe a essas frentes.

No livro Convertendo através da Música, o autor Douglas Nassif Cardoso leva o leitor a uma viagem sobre a formação e teologia presente no Salmos & Hinos de uma forma interessante, mas também relevante. Ajuda-nos a ver como um trabalho primoroso, feito com ideal e convicção, pode manter-se vivo por muitos anos e ultrapassa o tempo de vida de quem assim procede.

O espírito independente dos Kalley, inclusive na formação, composição, adequação e inclusão de músicas diversas, mostra o quanto eram prontos a uma revisão de conceitos e contextualização em seu trabalho – algo que os cristão de hoje e também os que professam outras religiões deveriam observar para serem mais relevantes em suas atuações em prol da fé e do bem estar de todos aqueles aos quais ministram.

Consideramos o livro não somente um livro de boa leitura para cristãos em geral, sejam eles de que vertente forem, mas também para aqueles que gostem da música erudita ou mesmo popular, a fim de caminhar por uma passagem da história pouco conhecida, e também para verem através das letras e músicas adotadas na composição de Salmo & Hinos, as convicções que abriram portas para mudanças salutares no ambiente brasileiro do império e pós-império, e que ajudou a formar liberdades e convicções prevalecentes em nossos dias.

Convertendo através da Música não é um livro distribuído de forma ampla, mas os leitores interessados podem contatar diretamente o autor – Douglas Nassif Cardoso – através do e-mail douglasnassif@uol.com.br.. Douglas é historiador e teólogo, pesquisador bastante criterioso da história dos Kalley e de seu tempo. Se você gosta de história, cultura e música, eis em Convertendo através da música uma boa sugestão de leitura.

O volume é bem escrito e bom de se ler.

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *