Nas Montanhas da Loucura – At the Mountains of Madness – de H.P. Lovecraft


****
****

Howard Phillips Lovecraft nasceu nos Estados Unidos da América em 20 de Agosto de 1890 e faleceu nesse mesmo país em 1937.

De 1917 a 1937, Lovecraft se tornou o autor de uma extensa produção literária.

Suas histórias são de um estilo que passa pela ficção científica e também pela literatura do terror e do suspense.

Nas Montanhas da Loucura ( At the Mountains of Madness ), de 1936, é um dos seus últimos trabalhos, e é uma história muito bem escrita, que agrada os fãs de Lovecraft e que pode agradar também aqueles que porventura ainda não o conheçam.

Em Nas Montanhas da Loucura, um grupo de exploradores vai ao Círculo Ártico com o objetivo de fazer pesquisas e colher exemplos fósseis e do solo daquela região. O grupo é separado em dois, estando o personagem que narra a história a princípio a certa distância do local em que estão os pesquisadores.

Logo porém os pesquisadores se depararam com exemplos biológicos estranhos e completamente inusitados e em região que, geologicamente, não condizem com os achados. Isso os leva a mais exploração e também à tragédia.

Em busca de respostas, o narrador vai ao encontro dos companheiros, e termina por perceber, ainda que sem saber como pode tudo ter acontecido, que seus companheiros foram vítimas de algo por certo assustador.

Juntamente com um outro companheiro, ele parte para fazer o reconhecimento aéreo da região, e encontra formações gigantescas e nitidamente construções, obra de uma civilização muito avançada, que viveu naquela região há milhões de anos no passado.

Curiosos e determinados a pelo menos desvendar um pouco mais do mistério que agora os atrai, os dois pousam o avião e saem para explorar as ruínas, e acabam por se deparar com aspectos assustadores da história da civilização que um dia construiu as edificações que encontram.

Também terminam por se encontrar com um ser de dimensões e poder de morte que os faz correr de medo.

A narrativa é bem montada, e prende o leitor. Lovecraft pinta um ambiente e quadro coeso com suas palavras, e mantem o sentimento de suspense durante todo o tempo.

O narrador diz logo de início que tem por objetivo, ao narrar os acontecimentos, de desanimar e alertar qualquer indíviduo, em qualquer tempo, para que não se dirija àquela região, pois nenhuma homem será capaz de fazer frente ao terror que lá encontrará.

Bem, contrariando o pedido do narrador do livro, convidamos os leitores a se aventurarem Nas Montanhas da Loucura, lendo este livro de H.P.Lovecraft. Também se pode encontrar a versão desta obra no formato audiobook em Inglês.

Para mais informações sobre este autor,  veja alguns materiais e também artigos constantes em:

Complete Collection Of H.P.Lovecraft – 150 eBooks With 100+ Audio Book Links(Complete Collection Of Lovecraft’s Fiction,Juvenilia,Poems,Essays And Collaborations) (English Edition)

The Complete Fiction of H.P. Lovecraft (Knickerbocker Classics)

wikipedia – versão em Inglês

wikipedia – versão em Português

E para referência, há também um bom artigo escrito no aosugo a respeito desta obra de Lovercraft – dê uma olhada se desejar.

****

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *