The Maze Runner – Correr ou morrer: bom entretenimento com aventura e ação

*

*
The Maze Runner é um filme de 2014 baseado em uma história de ficção do autor James Dashner.

Não se tem explicações ao início do filme. Um adolescente simplesmente se vê lançado em uma clareira cercada por um muro gigantesco juntamente com outros que lá já estão.

Ele terá de se adaptar e se enquadrar numa “sociedade fechada” com regras próprias. Cedo é mostrado que naquele ambiente cada pessoa tem de ter uma função e exercer tal posição para cooperar com manutenção.

Mas Thomas, o novato, é uma pessoa curiosa. Enquanto uma certa rivalidade entre ele e um dos mais antigos habitantes da clareira se desenvolve, Thomas anseia por descobrir o que está para além dos muros que cercam a clareira, e do labirinto que se abre a cada novo dia para a exploração dos corredores, os únicos autorizados a entrar pela abertura que se apresenta na clareira a cada dia, e que é a única esperança de seus habitantes conhecerem o que está para além de onde vivem, já que de nada mais se lembram além de seus próprios nomes.

O filme mostra as reações de alguns de seus personagens, com lances de coragem e também de ousadia. Enquanto alguns se conformam com a vida que levam, alguns buscam a mudança, o encontro do que está além, não tomando por certo e definitivo a fronteira conhecida.

No labirinto está o medo e o pavor, na figura e realidade de monstros que o sondam e por ele vagam, que os corredores tem de evitar. Criaturas mortais aterrorizam os que tentam passar pelo labirinto, e durante o filme mostrarão sua ferocidade na própria clareira.

O filme também ilustra como uma liderança é formada não por nomeação ou pela força de meras palavras, mas pela atitude e exemplo. Pode ser usado para ilustrar o confronto entre a ousadia e o conservadorismo, entre o medo e a determinação que o vence.

É uma história no estilo de Divergente e mesmo de Jogos Vorazes, própria para jovens e para aqueles que apreciam o gênero da ficção científica com toques de fantasia.

O final é também interessante e termina ainda com um novo enigma e desafio a ser desvendado.

O livro de James Dashner tem ainda mais detalhes da história, e é uma boa sugestão para aqueles que não se conforma simplesmente com o que se vê na interpretação cinematográfica da história.

The Maze Runner é uma frase da língua inglesa que poderia ser traduzida como “O corredor do labirinto”, o que realmente se enquadra no que é descrito pelo drama vivido pelos personagens.
**


**

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *