Steve Jobs – por Walter Isaacson

Free Search Engine Submission
 

Walter Isaacson, escritor e jornalista norte-americano, escreveu “Steve Jobs”, um livro bastante dinâmico e interessante sobre o homem que ajudou a moldar a forma como convivemos, operamos e vemos os computadores.

O texto é a biografia de Steve Jobs autorizada pelo próprio Steve. Foi lançado um mês após a morte do homem de quem o nome deu título ao livro.

A princípio, Steve Jobs pediu a Walter em 2004 que escrevesse sua história e Walter recusou. Anos mais tarde, em 2009, quando Jobs estava vivendo a situação crítica de sua enfermidade (que acabou levando-o à morte em 2011), a esposa dele voltou a falar com Walter sobre o assunto, e então o jornalista, que já conhecia o empresário desde 1984 aceitou o encargo.

O resultado é um livro muito bom, que se tornou um campeão de vendas e que por certo será referência no que diz respeito ao trabalho e legado de Steve por todos os anos que ainda virão.

Logo_Homepage

O livro retrata o empresário de uma forma realista, mostrando que Steve terá merecidamente um lugar na história da liderança e da administração pela forma como via o empreendedorismo e pela sua visão de futuro.

Ao mesmo tempo o autor demonstra que a personalidade de Jobs era bastante complexa, e que conviver com ele não era nada fácil.

Mesmo assim, à medida em que a narrativa se desenvolve, Walter descortina diante do leitor como este homem conhecido por seu dinamismo nas apresentações da Apple era também intragável para muitos.

O início do texto mostra fatos de suas origens desconhecidos da grande maioria das pessoas, como o fato de Jobs ter sido adotado por pais que precisaram assinar um documento de compromisso em que garantiam enviá-lo à universidade porque sua mãe biológica fazia questão de que aquele que dela nascera tivesse tal privilégio.

Isaacson conta de forma concisa como Jobs foi adotado, como chegou à faculdade (e a deixou) e como iniciou o trabalho que mudou a sua vida, a vida das pessoas à sua volta e extensivamente a forma como o mundo lidaria com os computadores e como a Apple se projetaria, sob sua liderança, como um grande referencial no mundo corporativo e digital.

A narração é bastante dinâmica, boa de se ler, fluindo com facilidade, mesmo sendo longa. O personagem principal não é retratado poeticamente.

Ele é revelado como pessoa humana, intragável de muitas formas, mas extremamente inovador e visionário.

Tinha uma capacidade inata de reunir pessoas com boas ideias, muitas vezes ideias desconexas, e conectá-las até chegar uma ideia única e coesa.


 

Esta é com certeza leitura obrigatória para os fãs da literatura e da marca Apple, ou que são fãs de seu fundador mais conhecido.

Walter também escreveu um livro que será citado com toda a certeza no futuro por todos os que desejarem conhecer melhor como chegamos à realidade digital em que vivemos hoje e como os computadores se desenvolveram.

Outro mérito deste trabalho é não deixar de mostrar o lado menos louvável de Jobs, e ao mesmo tempo mostrar como a fragilidade humana se revela.

Não importa o poder, riqueza ou conhecimento e capacidade que uma pessoa tenha, todos estamos sujeitos e restritos à nossas próprias falhas e todos estamos expostos à fragilidade da vida. Um livro excelente para se ler, com verdades que fazem refletir. Um texto para líderes e pensadores, para jovens no início de suas carreiras e para pessoas maduras que precisam reavaliar suas prioridades.

  O livro é estimulante e ao mesmo tempo um trabalho tocante, sério e desafiador. O exemplar que lemos é uma tradução para o Português lançada no Brasil pela Companhia das Letras em 2011. Está disponível nas principais livrarias online e físicas, tais como Fnac.com, livrariacultura.com.br, saraiva.com.br, barnesandnoble.com, abebooks.com e muitas outras.

Shop at the Discovery Channel Store.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *