Garota da Vitrine – Shopgirl – de Steve Martin


 

Steve Martin escreveu o livro Shopgirl (que poderia ser traduzido como Garota de Loja) no ano 2000. A história foi transformada em filme em 2005 dirigido por Anand Tucker. O script to filme foi feito pelo próprio Steve Martin que também faz um dos papéis principais na história.

A faixa etária do filme, como sempre aconselhamos, deve ser respeitada. Assista-se com discrição.

O filme enfatiza três personagens.

A jovem (Mirabelle – encenada por Claire Danes) que motiva o título é uma pessoa solitária que trabalha em uma loja de departamentos sofisticada vendendo luvas. Ela sonha com um relacionamento significativo para sua vida.

Surge então Jeremy (encenado por Jason Schwatzman), um rapaz sem dinheiro, posses ou qualquer sofisticação. Na verdade Jeremy é o rapaz que vive uma vida sem responsabilidades ou padrões. Ele é o protótipo de rapaz sem futuro ou condições de dar segurança a qualquer relacionamento.

Mirabelle se envolve com Jeremy, mas logo surge Ray (encenado por Steve Martin), um homem maduro, elegante, educado e gentil. Mirabelle é atraída por Ray. Ray é um gentleman, capaz de dar a Mirabelle tudo o que de melhor o dinheiro possa comprar.

Free Search Engine Submission

O filme foge do lugar comum das histórias e atuações de comédia de Steve Martin. Tem momentos cômicos e momentos de drama. Alguns o chamam de comédia romântica, mas isso, em nossa opinião não descreve bem o filme.

Também não é um drama muito elaborado. Não é um filme cheio do glamour de Hollywood.

Então por que nós o citamos aqui em livrosefilmes?

Os motivos são simples assim como simples é a história criada por Steve Martin.

A história mostra como um homem sofisticado e culto pode jogar for a oportunidades de ser realmente feliz. Mostra também como a pessoa que seja talvez a mais improvável para um relacionamento verdadeiro pode não ser a mais provável no que se refere ao padrão comum.

No personagem Jeremy se verá a transformação de alguém que sem grandes alardes acaba descobrindo que sua vida precisa ser modificada, e que ele precisa dar os passos necessários para isso.

fye.com   Logo_Homepage   eBooks.com

 

Mirabelle está nesta história como que na posição de uma Cinderela moderna.

O príncipe que chega à sua vida e que lhe apresenta a proposta de um conto de fadas vai mostrar a ela sua face verdadeira, e o príncipe verdadeiro ainda estará em sendo formado. Atenção deve ser dada à narração, especialmente a narração final.

É um filme tranquilo, sem lances de ação, com alguns momentos engraçados, e um drama simples, reflexivo de uma forma atípica. Demonstra que o que parece perfeito pode não trazer felicidade e que a felicidade pode simplesmente estar no que é simples.

Ensina também que alguém terá de aprender a tomar iniciativas (observe Jeremy), mudar algo em si mesmo e aprender a se doar para não deixar escapar o melhor de sua vida.  

Timex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *