Frio como Pedra


 

Frio como Pedra (tradução do título em inglês “Stone Cold“) do autor inglês Robert Swindells é um livro de não muitas páginas, porém é uma obra de grande valor.  


 

No livro, narrado sempre em primeira pessoa, dois indivíduos são apresentados ao leitor. Um deles é um adolescente chamado de Link. Ele vive em um lar complicado, e resolve sair de casa, indo parar nas ruas de Londres.

Link conduzirá o leitor para um conhecimento do ponto de vista de quem, por motivos alheios à sua vontade, passa a ser um “sem-teto”.

Nesse caminho, Link conhecerá outros que vivem ao relento como ele, e encontrará um amigo chamado Ginger. O outro personagem será Abrigo. Ele é um homem que decidiu limpar as ruas.

Não se trata de limpar do lixo, mas justamente das pessoas que, com Link, vivem ao relento.

Abrigo é uma pessoa que planejou e decidiu seguir pelo caminho do preconceito e se deixou levar por sua aversão patológica e assassina.

Ele narrará seus pensamentos e atos ao leitor, assim como Link narrará os dele.

Robert, então, o autor de “Frio como pedra”, levará o leitor aos pensamentos de duas pessoas bem diferentes, até o capítulo final.



Diferente de um conto de fadas, o livro é também mais realista, mostrando que os finais podem não ser trágicos, mas que também não tem de ser, e no caso de quem mora nas ruas, não é necessariamente um final feliz.

O que consideramos importante nesta obra é o fato de que a narrativa aproxima o leitor da realidade que existe, se não em todas, em praticamente todas as cidades do mundo, e dos perigos que correm esses que são invisíveis para tantos de nós.

O exemplar que lemos é uma tradução para a língua Portuguesa, publicado pela Editora Moderna, pelo selo Salamandra, em 2007. Você poderá encontrá-lo em lojas especializadas.

(Experimente ler um bom livro – Livros )

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *