CONTÁGIO (CONTAGION) – O Efeito de um vírus e a luta para detê-lo

O filme Contágio (Contagion – em inglês) inicia-se com uma jovem senhora que já aparenta não estar bem. Uma gripe ou resfriado forte? Pelo próprio título do filme a resposta a tal pergunta torna-se óbvia.

A história prende o expectador de imediato. Daí para frente os desdobramentos da primeira cena são construídos de forma inteligente e rápida.

Como uma doença contagiosa se espalha? Que passos podem ser dados para detê-la num mundo globalizado?

Que impacto será sentido nas nações afetadas, e o que acontecerá nos meios políticos e econômicos?

 

O filme não é detalhista, e é claro que conta com todos os ingredientes de uma ficção elaborada, mas não deixa de mostrar aspectos reais de como um vírus letal pode ser transmitido e de como pesquisadores, médicos e cientistas podem ter de fazer sacrifícios na luta contra eles. Retrata procedimentos, pesquisas e ações de várias frentes na tentativa de descobrir a fonte do contágio e uma forma de detê-lo.

O trabalho de organizações e ramificações políticas são retratados.

Mostra o quanto é importante existir pessoas que se disponham a até mesmo ir além de normas estabelecidas no seu ideal de salvar vidas e prosseguir com seu trabalho.

O término do filme desvenda a fonte inicial de todo o problema, e demonstra como o ser humano, ao final das contas, é frágil diante das forças naturais.

Demonstra também como cuidados básicos podem ajudar a salvar vidas – o filme contém um vídeo na parte de extras que demonstra esta verdade.

fye.com* Logo_Homepage

Dirigido por Steven Soderberg, com atores bons e consagrados, é uma história de ficção muito próxima das realidades de nosso tempo, importante para reflexão.

Importante notar que sacrifícios e riscos retratados no filme são realmente exercitados por pessoas que trabalham de forma séria na área da saúde. Informações científicas moderadas são comentadas no filme.

A liderança tanto de nações como de órgãos e departamentos são provadas, a iniciativa particular de cada um é determinada na solução dos problemas.

Também a falsidade e interesses particulares são mostrados – enquanto alguns são movidos a grandes sacrifícios e usam sua inteligência na busca do bem de todos, outros utilizam habilidade e inteligência para fins escusos e vantagens pessoais.

Gostamos do filme pelo seu dinamismo, ação, alerta, pela história bem desenvolvida, pelas atuações e personagens interessantes, que podem fazer do filme uma boa fonte de discussões de vários aspectos da sociedade.

E não deixe de ver o pequeno filme na seção de extras. O espalhar de uma doença por todo o globo é assunto sempre ameaçador para a sociedade e a Organização Mundial da Saúde está sempre em alerta para tal possibilidade.

Se você tem curiosidade a respeito, você pode estudar o assunto e talvez ler mais sobre ele. Em sites de livros, como a famosa amazon, submarino, livraria cultura, barnes and noble, há varias fontes de leitura que podem ser exploradas.

O filme, de 2011, pode ser encontrado em várias lojas tanto no Brasil e em outros países.


***

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *