Chappie – o despertar da consciência num filme de ficção e ação

*

Chappie é um filme dirigido por Neill Blomkamp, escrito por ele e por Terri Tatchell.

Foi lançado em 2015 e conta com atores do calibre de Sharlto Copley, Dev Patel, Sigourney Weaver e Hugh Jackman.

É um filme de ação e ficção científica com cenário na África do Sul, especificamente numa das cidades consideradas mais violentas do mundo, Johanesburg.

Nesse filme a força polícial de ação nas ruas tem a ajuda de robôs construídos e programados para manter a segurança e combater o crime. Eles interagem com policiais humanos e ajudam a diminuir o crime na cidade. Uma empresa constrói esses robôs. O cerebro por trás deles é um jovem engenheiro e programador.

O sonho desse jovem, porém, é ir adiante e criar uma verdadeira inteligência. Nisso ele trabalha com afinco.


Lenovo Logo lightartists 300x50

Ao mesmo tempo, há um homem na empresa que deseja colocar nas ruas o seu protótipo, um imenso robô que deve ser controlado à distância por um operador humano.

O jovem engenheiro, porém, mesmo sendo desautorizado a fazê-lo, acaba por tomar se autorização um robô que estava destinado à destruição, e ao mesmo tempo é sequestrado por um grupo de bandidos que pretende fazer com que ele desative a força policial robótica da cidade.

O que se segue é uma relação tempestuosa entre todos, mas dessa relação, após o jovem instalar o programa que criou no robô tomado de forma não autorizada, surge Chappi, um robô que vem à atividade com uma mente inteligente e livre, que começa a, como uma criança, a aprender a falar, se movimentar e a sentir.

É muito bacana a performance do próprio robô, que recebe vida pela atuação do ator Sharlto Copley. Como o ator trabalhou pode ser visto nos extras do filme.

Neill Blomkamp, o diretor, mentor da idéia, do conceito e do roteiro do filme, realmente se superou com uma história que coloca num plano verossímil ficção científia, ação, drama social.

Um passatempo muito bom para quem gosta do gênero.

Chappie tem cenas comoventes que também dizem respeito a injustiças sociais, nos fazendo lembrar de dramas que acontecem por motivos de preconceitos e intolerâncias.

Ao mesmo tempo mostra a transformação de personagens durante o filme, aqueles que raptaram o jovem engenheiro vivido por Dev Patel.

O próprio Chappie vai sofrendo transformações em sua consciência e ação.

Sua pergunta ao perceber o quanto os seres humanos podem ser incoerentes e podem trair é algo que acontece de uma forma natural no decorrer da história: “Porque vocês humanos fazem isso?”


O final é esperado no que diz respeito a Chappie, mas o autor inseriu também algo inesperado, dando a quem assiste o filme motivos para pensar em quais seriam os desdobramentos possíveis para a sequência da história.

O filme pode servir para discutir ou pensar em uma séria de aspectos sociais, tecnológicos e da definição de relacionamentos.

Chappie está disponível em seu provedor de bons filmes e você também pode procurar este e outros bons livros e filmes em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *