Atualizar-se – um objetivo que está ao alcance de todos


 

“Busque o conhecimento, não o venda”. “Você conhece alguém versado no que faz? Entre os reis será colocado, não entre a plebe”.(Palavras de Salomão, no livro de Provérbios – Bíblia Sagrada).

Mais do que nunca, nesta era em que vivemos, a atualização é exigida.

No campo tecnológico isso se dá com extrema rapidez. A cada dia um novo programa, uma nova tecnologia, uma nova opção eletrônica se apresenta como sendo a solução de determinado problema.

Mas no mundo dos negócios e no campo profissional, fica complicado para o empregado ou para o empregador acompanhar e se inteirar de tudo. Na verdade ninguém saberá tudo, dominará tudo e conseguirá encaixar-se em tudo.

 

  Tenha-se em vista que cada negócio, organização e atividade tem aspectos definidos, simplesmente buscar alternativas sem foco nenhum será custoso e ineficaz. No mundo todo existem dificuldades econômicas e particulares. Se você vive num país como o Brasil, sabe que salários e custos para o aprimoramento intelectual e profissional não andam em linha equivalentes, mas você tem acesso a educação. Em alguns lugares do mundo as coisas podem ser melhores, mas também oferecem dificuldade para os de menos possibilidades, o que é uma incontestável e significativa parcela da população.

Mas os sonhos e as oportunidades fazem sinal a todos. O que fazer então? Se você é um empreendedor, profissional liberal, empregado ou mesmo um jovem buscando abrir caminho, lembre-se: este mesmo contexto que demanda a atualização lhe dá alternativas, mesmo que por um momento lhe pareçam não muito atrativas, para o aprimoramento. Hoje você conseguirá informações rápidas acerca de praticamente tudo a partir de um aparelho eletrônico, como tablet, notebook, desktop ou smartphone .

Existem cursos e literatura que podem ajudá-lo a aprimorar-se em qualquer tipo de atividade.

Ao contrário do que muitos pensam, porém, esta não será tarefa cômoda e fácil, pois estudar online ou fazer pesquisas online de forma séria requer paciência e esforço. Leitura constante, separar artigos, e escolher livros e lê-los requer tempo.

Separar tempo e uma quantia mesmo que pequena para desenvolver-se pessoalmente é uma decisão sábia.

 

Mesmo universidades respeitadas e de nível internacional oferecem formação online. E se ainda assim seus recursos não são suficientes, uma simples consulta a um professor sério pode lhe fornecer bibliografia suficiente para estudo.

Não se engane, todo o conhecimento adquirido dentro da área (ou áreas) de atuação a que você esteja atraído pode ser-lhe extremamente útil e o ajudará numa entrevista ou mesmo no desenvolver-se dentro de sua empresa, trabalho e empreendimento.

Cabe porém lembrar que o estudo presencial é ainda a melhor forma por propiciar o contato pessoal – a interação humana é insubstituível. Então não se deve usar o que aqui está escrito como uma desculpa para não buscar tal recurso tendo a possibilidade e acesso a ele.

Mas pode-se afirmar com certeza que qualquer esforço para obter conhecimento trará vantagens para quem assim proceder.

Montar grupos de estudo também pode ser uma alternativa simples e de baixo custo, onde pessoas interessadas em certos assuntos e especialidades possam trocar conhecimentos. Ir a uma biblioteca poderá enriquecer em muito seu aprendizado e participar de fóruns especializados também. E isso terá um custo zero para você.

Mas seja responsável, esforce-se e busque com afinco o que precisa para se desenvolver. Não seja relapso e seja disciplinado, ainda mais se quiser a ajuda de outros. Ninguém continuará a lhe ajudar se perceberem em você orgulho, prepotência e falta de diligência e esforço.

E se você já é alguém com conhecimentos aprimorados em alguma área digna de atuação, que tal ajudar outros que, mesmo não tendo as mesmas possibilidades que você tem, demonstrem o mesmo potencial que você possui?

Isso lhe trará amigos, o ajudará a se reciclar e você deixará um legado de exemplo e valor que com certeza poderá mudar a vida de pessoas e famílias.

Porque aprimorar-se inclui também aprender a dividir o que se tem, incluindo nisso o conhecimento que nos foi dado ou que conquistamos.

Não está na hora de aprimorar-se mais? Experimente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *