A Rebelião das Máquinas – Infinity Machine – de John E. Muller

A Rebelião das Máquinas (Infinity Machine) de John E. Muller é uma história de ficção científica da década de 60. O autor escreveu vários livros de ficção.

Em a Rebelião das Máquinas, Jerry Malone, um jovem que vive numa sociedade futurista, completamente dependente das máquinas que cuidam dos humanos. As pessoas não mantém relações e muito menos relações próximas.

As máquinas cuidam de tudo e de todos, e não há necessidade básica que não seja por elas atendidas, pelo menos não as necessidades físicas.

Mas máquinas são dependentes também daqueles que delas cuidam, e os cuidadores das máquinas são chamados de engenheiros, pessoas que ocupam, para tal sociedade, uma posição importantíssima. No entanto, os engenheiros envelhecem e novos engenheiros não são encontrados ou treinamos em número suficiente.

O que nos chama a atenção neste livro é justamente esta temática – o que acontece quando os que conhecem realmente o que está à sua volta e são capazes de entender e consertar as coisas começam a rarear?

O conto de John E. Muller explora este tema, que se por um lado é colocado em tempos distantes, podem ser percebidos em nosso próprio meio.

Malone acaba sendo chamado por um engenheiro, que lhe revela em rápida conversa da realidade que cerca a sociedade em que está vivendo. Jorgenson, o engenheiro, é alguém que Malone admira, e comparado a si mesmo, é alguém forte e inteligente apesar de ser mais velho do que Malone. O jovem assiste a morte do engenheiro, que é o último de sua classe. Logo Malone percebe a verdade sobre tudo o que Jorgenson lhe disse, e percebe a morte iminente de sua civilização.

* *

Malone terá então de decidir se abandona a Máquina que sustenta a vida dele e de muitos outros, tentará alertar aqueles que estão consigo e enveredará para a descoberta do mundo exterior, experimentando um encontro inesperado com alguém que vive numa situação contrária à sua, numa civilização sem máquinas, e acabará por ter de abandonar seu mundo indo a um planeta distante daquele em que está.

Para Jerry Malone, a aventura também envereda pelos primeiros passos de uma lógica que o conduz ao despertar da fé, a princípio simples, mas fruto de reflexão e da situação em que está.

Uma história que é narrada de uma forma rápida, descrevendo cenas que se conectam em ritmo rápido diante do leitor.

John E. Muller é o pseudônimo de Robert Linoel Fanthorpe, escritor nascido em 1935.  R.L. Fanthorpe escreveu muitos livros que ainda hoje são referência para a ficção científica.

Conheça este e outros títulos de John E. Muller. Se você aprecia ficção científica, este é um autor interessante.

_________


_________

_________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *