1984 – Obra reveladora de George Orwell – um livro para gente que pensa…

1984 (Nineteen Eighty Four) é um livro escrito pelo autor George Orwell. Foi terminado por ele em 1948.  O autor sofria de turbeculose – causa de sua morte – e escreveu este livro no período em que a doença o consumia. Foi publicado em 1949 na Inglaterra.

É uma obra muito bem trabalhada. Nela, um homem chamado Winston Smith vive numa sociedade totalitária.

O mundo está dividido em três grandes potências que, até onde se sabe, estão em guerra constante.


  Considerada uma das grandes obras de ficção da língua inglesa, merece mesmo o seu lugar nos destaques da literatura moderna. Big Brother (o Grande Irmão) governa a grande área em que vive o personagem, e ele trabalha para o governo em uma de suas agências que modela aquilo que será conhecido pela sociedade em geral. Winston tem anseio pela liberdade de expressão e de pensamento.

Na sociedade em que vive o personagem a cultura livre é considerada crime, as expressões do pensamento livre não menos.  As relações familiares são controladas, e as pessoas sempre observadas.

Como é viver numa sociedade repressiva? Talvez você nunca tenha vivido numa, mas se ler 1984 você poderá perceber com isso afeta a mente e a alma das pessoas.

Com toda a tecnologia presente em nossos dias, o livro 1984 nos mostra como seria possível um controle de massas, e nos faz pensar em como muito do que é mostrado na história acontece e tem acontecido. 

Cursos 24 Horas

Cursos Online

Esta não é simplesmente uma obra de ficção, mas constitui-se em um alerta. Muitas das ações e desmandos que se veem nesta história de ficção foram vividas por populações inteiras através da História, e as formas de coação e tortura são conhecidas também.

Organizações, governos, empresas, podem em seu próprio grau prestarem-se a sistematicamente realizar aquilo que o governo em que vive Winston faz.

E não se trata de certas ideologias ou filosofias, mas de uma tendência a que são levados os homens seduzidos pelo poder. Não é à toa que este livro foi considerado subversivo por muitas organizações e governos totalitários.

O autor do livro é Eric Arthur Blair, que assinou o livro com seu pseudônimo – George Orwell.

Ele nasceu na Índia Britânica em 25 de Junho de 1903 e morreu em Londres em 21 de Janeiro de 1950, viveu conflitos e sua vida, participou de lutas, e se tornou um jornalista e escritor. 1984 foi seu último trabalho.

Ele também criou “Animal Farm”, traduzido para o Português no Brasil como “A Revolução dos Bichos”. Eric Blair (George Orwell) escreveu outros livros e ensaios, sendo 1984 (seu derradeiro trabalho) e Animal Farm os que mais o trouxeram ao conhecimento público.

***Logotipo NetShoes        Logo Walmart        Logo_Homepage***
Se ainda não leu, e gosta de obras que retratem e denunciem os abusos políticos e sociais a que pode chegar um governo dedicado somente à sua auto-preservação em detrimento do povo e dos valores mais importantes da humanidade, 1984 com certeza será um livro de seu gosto.

Mas lembre-se: o livro serve como alerta, e se você é um líder ou não, deveria avaliar suas ações diante desta ficção fantástica criada por Blair.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *